História Da Igreja Católica Romana: Aspectos E Fundamentos Relevantes Para O Brasil

· 3 min read
História Da Igreja Católica Romana: Aspectos E Fundamentos Relevantes Para O Brasil

Compreendemos que, mesmo com a diminuição da importância da instituição, se manteve a influência da cultura católica, visto que a tese da desinstitucionalização e do enfraquecimento dos vínculos cabe bem no caso da Igreja Católica, que é um exemplo concreto desse processo. Mesmo com a estrutura centralizadora da instituição, mantida a lógica da diversificação e o provável aumento da diversidade interna católica, a Igreja Católica tende a se tornar uma religião de consumidores de bens de salvação relativamente isolados e com vínculos fluidos entre si. Diante das inúmeras possibilidades de análise dos dados censitários, deve-se levar em consideração que a Igreja Católica com 123 milhões de fiéis continua sendo a maior e mais importante instituição religiosa do Brasil.

  • Neste sentido, os Estados considerados elementos constitutivos do Vaticano, lhes conferem soberania, ou seja, território, governo e nação, denotando o espaço geopolítico de atuação das Igrejas Católicas locais.
  • O que há de se contribuir para esse avanço como o objeto da pesquisa, abordando um conjunto de ferramentas teórico-metodológicas, históricas e eclesiásticas, dentro de uma política geradora de fontes centrais do poderio católico para a Santa Sé no país.
  • Para o atingir desses objetivos nos idos de 1920, a Ação Católica era definida como o “[...] apostolado dos fiéis, que prestam a sua cooperação à Igreja e em certo modo a auxiliam no desempenho do seu múnus pastoral”59.
  • Os movimentos “heréticos” fizeram surgir a Inquisição e perseguições religiosas; com a descoberta das Américas, veio a evangelização-colonização das novas terras.
  • O que para alguns intelectuais liberais da época, a tradição católica já emanava a liberdade de crença, de consciência e de pensamento por todo cidadão.



A Igreja Católica Apostólica Brasileira  é uma igreja Cristã cismática fundada em 1945 pelo Bispo de Maura, D. Carlos Duarte Costa. Antes dele, tentaram a sua instalação o cônego Amorim, de Itapira (S. Paulo), em 1914, e D. Destacando a “utopia concretizada” dos guaranis em relação à platônica e às renascentistas, Perramás  se torna mais um contundente crítico das proposições que denegriram a montagem do mundo construído pelos Soldados de Cristo na América e de sua visão sobre os povos americanos.

Catolicismo E Protestantismo


Ela assume tudo o que há de bom nas formas de viver de cada povo, ao mesmo tempo em que deixa nelas a sua marca. No século V, já durante a Idade Média, a instituição tinha uma organização hierárquica definida – com padres e sacerdotes na base da pirâmide, bispos logo acima e o papa no topo – e estava bem instalada no continente. Os religiosos dedicaram-se a converter os bárbaros e a promover sua integração com os romanos, ganhando prestígio e passando a assumir funções administrativas nos novos reinos. Dessa forma, a Igreja garantiu uma unidade religiosa, política e cultural em uma sociedade altamente desagregada. Já o catolicismo social, surgiu através da preocupação do Papa Leão XII com as questões sociais e econômicas da época, por esse fato, a doutrina social passou a ser um dos principais ensinamentos da igreja católica. A companhia de Jesus ou Ordem dos Jesuítas foi um segmento que surgiu no ano de 1534 que realizou um trabalho missionário com os índios locais, os ensinando a religião romana e seus principais princípios, anos após, os franciscanos e outros segmentos religiosos começaram a  vir para o Brasil e consequentemente se instalaram na região.

E que se justificou pelo desejo efetivo do episcopado em exercer um papel de liderança entre o povo brasileiro. Esse novo ambiente político e social que se consolidava na Europa, colocava em risco a solidez da Igreja Católica, organizando frentes de luta contra as ideias contra o projeto de civilização cristã, gerando posicionamentos de parte das políticas de Estado da Santa Sé fora do continente europeu. Por tudo isto, essas preocupações se tornaram frequentes nos textos dos próximos Papas. A disseminação da imprensa informando tudo a todos, atingindo particularmente a formação acadêmica, da ideia que a razão era superior à fé, aumentava o número de intelectuais que sugeriam novos caminhos teóricos para a prosperidade humana, ligando-a a realidade material e não mais à expectativa do paraíso. Nesse paralelo, a Igreja inquietava-se com o crescente questionamento da autoridade estabelecida por ela mesma e pelos governos monárquicos.

2 A Igreja Católica: Fundamentos Políticos Interno E Externo


A divisão dos Impérios por Deocleciano, em 286, resultou no plano religioso em um paulatino afastamento entre a concepção doutrinária das duas vertentes do cristianismo. O Cisma do Oriente levou o mundo cristão a se dividir, em 1054, entre os ortodoxos e os católicos.  Salmos 30 de outubro de 2021  texto você conhecerá um pouco sobre o candomblé e a umbanda e as principais diferenças entre essas duas religiões. Apesar de ambas as religiões terem nascido no Brasil, elas possuem características específicas.